quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vamos falar de MODA....

Os anos 50 foram marcados por várias transformações que influenciou nos anos seguintes e nos dias atuais, para muitos ficou marcado como o “anos dourados” e não é para menos, os anos 50 foi uma época de muito glamour.
Nos anos 50 a televisão chegou ao Brasil, Elvis Presley arrasava nos palcos com um novo ritmo chamado Rock in roll, The Beathes fazia sucesso no mundo inteiro, Marilyn Monroe explode nos cinemas com o filme “Os Homens Preferem as Loiras” e  muitos outros acontecimentos marcantes que trouxeram muitas mudanças no mundo inteiro. É claro que a moda não pode ficar de fora, os anos 50 foi repleto de novidades no mundo da moda e foi uma ferramenta muito importante para os dias atuais. Na época a moda buscava romantismo e feminilidade, o sonho de toda jovem era se casar, ter filhos e ser uma excelente dona de casa, suas roupas eram discretas e charmosas, as moças daquela época eram bem vaidosas.
Antes os  vestidos que iam até o tornozelo, aos poucos os vestidos foram encurtando até um dedo após os joelhos, o que trouxe á moda os vestidos e saias rodadas, grande marca dos anos dourados. Era uma época de sofisticação e luxo, cuidar da aparência era essencial.

A cintura tinha que ser bem marcada, não podia esquecer os sapatos de salto altos e das luvas, além das jóias, lenços amarrados no pescoço, penteados e maquiagem, claro. A maquiagem daquela época focava muito os olhos, muito delineador e rímel, os lábios tinham um toque especial de batom, o mais famoso e querido da época era o vermelho, sem falar no pó de arroz pra dar aquela palidez na pele. Nunca vendia-se tanto produtos de cosméticos e maquiagem. Nessa mesma época criaram as calças femininas, as jovens adoravam, mas naquela época as mulheres que usavam calça eram julgadas, pois muitos achavam que calça era coisa de homem, mas a calça tinha vindo pra ficar, para compor o look sapato baixo e suéter.
Mesmo com toda discrição da época foi criado o biquíni, mesmo sendo bem grande comparado
Biquíni dos anos 50
Aos biquínis atuais, houve muito preconceito de muitas pessoas, pais e maridos não queriam que suas filhas e esposas mostrassem o corpo, mas, como a calça feminina, logo foi se perdendo todo preconceito e depois de poucos anos virou febre no mundo inteiro.

Mas a moda dos anos 50 não foi um marco apenas para as mulheres, os homens também foram incluídos. Os garotos queriam mostrar rebeldia e atitude, após o sucesso do filme lançado nos cinemas “Juventude Transviada” (1955) os garotos passaram a usar jaquetas de couro e calças jeans, o que combinava com as motocicletas, sonho de consumo de todo jovem dos anos 50, além das camisetas brancas, moda imposta pelo o filme “Um bonde chamado desejo” (1951). Muitos estilistas dos dias atuais se inspiram na moda retro, principalmente dos anos 50, para compor as roupas, dando um toque de elegância e suavidade, a maioria das roupas estilo boneca e romântico são inspiradas nos anos 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário