terça-feira, 26 de outubro de 2010

Anos dourados a década de 1950

Os anos 50 foram marcados por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Foi a década em que começaram as transmissões de televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação. No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista e socialista (Guerra Fria) ganhavam cada vez mais força. A década de 1950 é conhecida como o período dos "anos dourados".
    Poucos sabem mas o Brasil já sediou uma copa do mundo perdendo a final para o Uruguai em  m pleno Maracanã. A TV Tupi, inaugurada em Setembro de 1950,  é o primeiro canal de televisão da América Latina.
    Os ano 50 também foi marcado por muitas guerras entre elas a Guerra da Coréia em 1950 a 1953.  Em plena guerra fria é assinado, em 1955, o Pacto de Varsóvia (tratado de defesa militar que envolvia os países socialistas do leste europeu, comandados pela União Soviética). Em 1959 ocorre a Revolução Cubana o líder da revolução Fidel castro se torna presidente de cuba e em 1959 começa a Guerra do Vietnã.
   Os anos 50 marcado com a influencia do Norte Americano Elvis Presley com um rock e estilo dançante começa a fazer sucesso em 1956. Já Argentina nao ficou pra atrás a revolução do Rock and Roll. Nos anos 50, os centros urbanos de Buenos Aires, Rosario e La Plata foram palco do Rock and Roll. Algo que caracterizou este ingresso foi a rápida assimilação e transformação a partir de aparências locais. Já aqui no Brasil a  Bossa Nova começa ganhar força. Os maiores representantes foram: Tom Jobim, Vinícius de Morais e João Gilberto. No final da década de 1950, é formada a banda de rock Beatles.
   , 

2 comentários: