sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Acontecimentos da Física e Matemática nos anos 50


Descobrimos que na Fisica Espacial  

Em 4 de Outubro de1957 foi lançado do primeiro satélite, o Sputinik. O Sputnik não se destinava a durar muito tempo. Seu jogo de baterias tinha uma expectativa de vida de apenas algumas semanas. Depois de um pouco mais de três semanas em órbita, as baterias do satélite falharam. O satélite continuou a orbitar a Terra 1.440 vezes durante 92 dias. Em 4 de janeiro de 1957, o Sputnik se incendiou na reentrada da atmosfera da Terra. Em 3 de Novembro de 1957, o Sputinik II coloca em orbita da Terra o primeiro ser vivo, a cadela Laika. Dados biológicos do animal foram monitorados durante uma semana. Laika morreu poucas horas após o lançamento, em pânico, devido ao super-aquecimento da cabine. Já o  Sputnik III, utilizando uma nova versão de foguetes propulsores, o Sputnik 8A91, lançou um laboratório espacial de estudo do campo magnético e do cinturão radiativo da Terra. Foi lançado em 15 de maio de 1958, pesando 1340 kg, e permaneceu em órbita por dois anos.


                                                         
     
Já na Matemática...


A historia da matemática é muito antiga, mas aqui no Brasil nos anos 50 tiveram muitos acontecimentos, foi nessa decada que começaram a surgir interesse pela Matemática aplicada, muitos jovens estudantes usavam esse assunto como trabalhos de mestrado. Em 1953 foi criada a segunda sociedade de Matemática no Brasil.
Em 1954, o professor Luiz Freire funda o Instituto de Fisica e Matematica, onde foram desenvolvidas atividades e pesquisar de matematica e fisica. Esse instituto criado em Recife atraiu muitos cientistas estrageiros para conhecer o instituto.Em 1957 em Minhas Gerais realizou o 1° Colóquio Brasileiro de Matemática. Depois desse evento as faculdade do Rio e São Paulo começaram a desenvover estudos em diversas aereas da matematica e fisica. 
No final da decade 50 ocorreu um movimento internacional de reformulação do ensino da Matemática,
conhecido com Movimento da Matemática Moderna, para que nos proximos anos o ensino tradicional se 
supera-se poís ate a década de 50 era apenas ensinada a matemática clássica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário